Encontro com um Tio Desencarnado
O ceticismo no tocante à Doutrina Espírita, quando não resulta de uma
oposição sistemática
Encontro com um Tio Desencarnado
O ceticismo no tocante à Doutrina Espírita, quando não resulta de uma
oposição sistemática, interesseira, provém quase sempre de um
conhecimento incompleto dos fatos, o que não impede algumas pessoas de
liquidarem a questão como se a conhecessem perfeitamente.
Pode-se ter muito espírito e até mesmo muita instrução e não se ter bom
senso; ora, o primeiro indício da falta de senso é a crença na própria infalibilidade.
Muitas pessoas também não vêem nas manifestações espíritas mais que um motivo de curiosidade.
Esperamos que, pela leitura deste livro, encontrem nesses fenômenos estranhos alguma coisa além de um simples passatempo.
A Ciência Espírita contém duas partes: uma experimental, sobre as
manifestações em geral, outra filosófica, sobre as manifestações inteligentes.
Quem não tiver observado senão a primeira estará na posição daquele que
só conhece a Física pelas experiências recreativas, sem haver penetrado na Ciência.
A verdadeira Doutrina Espírita está no ensinamento dado pelos Espíritos, e
os conhecimentos que esse ensinamento encerra são muito sérios para
serem adquiridos por outro modo que não por um estudo profundo e continuado, feito no silêncio e no recolhimento.
Mesmo porque só nestas condições pode ser observado um número infinito
de fatos e suas nuanças, que escapam ao observador e que permitem firmar-se uma opinião.
Se este livro não tivesse por fim mais do que mostrar o lado sério da
questão, provocando estudos a respeito, isto já seria bastante e nos
felicitaríamos por ter sido escolhido para realizar uma obra sobre a qual
não pretendemos ter nenhum mérito pessoal, pois os princípios aqui expostos não são de nossa criação;
o mérito é, portanto, inteiramente dos Espíritos que o ditaram.
Esperamos que ele tenha outro resultado,
— o de guiar os homens desejosos de se esclarecerem, mostrando-lhes
nestes estudos um objetivo grande e sublime, o do progresso individual e
social, e indicando-lhes o caminho a seguir para a sua consecução.
Concluiremos com uma derradeira consideração.
Os astrônomos, sondando os espaços, encontraram na distribuição dos
corpos celestes, lacunas injustificáveis e em desacordo com as leis do
conjunto.
Suspeitaram que essas lacunas deviam corresponder a corpos que haviam escapado às observações.
Por outro lado, observaram certos efeitos cuja causa lhes era desconhecida e disseram a si mesmos:
“Ali deve haver um mundo, porque essa lacuna não pode existir e esses efeitos devem ter uma causa”.
Julgando então da causa pelos efeitos, puderam calcular os elementos e
mais tarde os fatos vieram justificar as suas previsões.
XVII – Preenchendo Os Espaços Vazios
Apliquemos este raciocínio a outra ordem de idéias. Se observarmos a série
dos seres, perceberemos que eles formam uma cadeia sem solução de
continuidade, desde a matéria bruta até o homem mais inteligente.
Mas entre o homem e Deus, que são o alfa e o ômega de todas as coisas, que imensa lacuna!
Será razoável pensar que seja o homem o último anel dessa cadeia?
Que ele transponha, sem transição, a distância que o separa do infinito?
A razão nos diz que entre o homem e Deus deve haver outros elos, como
disseram os astrônomos que entre os mundos conhecidos devia haver outros mundos. Qual a filosofia que preencheu essa lacuna?
O Espiritismo no-la apresenta preenchida pelos seres de todas as categorias
do mundo invisível, e esses seres não são mais que os Espíritos dos homens nos diferentes graus que conduzem à perfeição.
E assim tudo se liga, tudo se encadeia, do alfa ao ômega.
Vós que negais a existência dos Espíritos, preenchei o vazio que eles ocupam.
E vós, que deles rides, ousai rir das obras de Deus e da sua onipotência!
Fonte: Livro dos Espíritos
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