Novela A Viagem completa 25 anos e a Globo revela curiosidades da produção

Falando de vida após a morte e tocando Roupa Nova em sua abertura, estreava há 25 anos atrás a novela A Viagem na Rede Globo.

Olha A Chamada! Novela A Viagem completa 25 anos

Assine a nossa Newsletter

Escrita por Ivani Ribeiro,

a trama que passava ás 19 horas ficou marcada como um dos maiores sucessos da emissora, sendo reprisada quatro vezes.

Com seu primeiro capítulo exibido em 11 de abril de 1994, a novela era dirigida por Wolf Maya e contava com Laura Cardoso, Christiane Torloni, Antônio Fagundes e outros grandes nomes.

Inspirada na filosofia espírita de Allan Kardec,

a história da novela começa quando o jovem de classe média e drogado Alexandre (Guilherme Fontes) tenta roubar um cofre e acaba matando um homem.

Para fugir da polícia, ele pede ajuda ao irmão Raul (Miguel Falabella) e ao cunhado Téo (Maurício Mattar), que acabam não ajudando e ele vai preso.

Com um espírito obsessor e apegado aos fatos e ás pessoas, o ‘espírito’ de Alexandre resolve se vingar de todos aqueles que ele jurou vingança ou que o fizeram algum mal.

Uma das recordistas de audiência do horário das 7, trama abordava a vida após a morte foi precursora da temática espírita na teledramaturgia Por Gshow — Rio de Janeiro

‘A Viagem’ faz 25 anos: veja curiosidades,

bastidores e ‘Falha Nossa’ da novela ‘A Viagem’ faz 25 anos:

veja curiosidades, bastidores e ‘Falha Nossa’ da novela Acervo/TV Globo

Atualmente as histórias de amor que atravessam o tempo, a vida e a morte conquistaram um público cativo e fazem cada vez mais sucesso, como por exemplo Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, e toda a obra de Elizabeth Jhin;

Houve um atraso na trama que estrearia em seguida no horário, e só foi possível adiantar o início de A Viagem porque os cenários do Nosso Lar e do Vale dos Suicidas só seriam mostrados após o capítulo 60, e assim a equipe teve tempo para produzi-los.

Na época, Cissa Guimarães foi até o campo de golfe de Nogueira, em Petrópolis/RJ, para conhecer o “céu” e descobrir os segredos dos bastidores, como por exemplo o truque faziam os leitos ficarem “suspensos” no ar.

“Uma vez, no Mato Grosso, em um posto de gasolina num lugar bem ermo, não tinha luz, tinha uma lâmpada pendurada em cima da bomba de gasolina…

 

Algumas curiosidades rondaram A Viagem:

 A novela era um remake dos anos 70, mas revisitada para parecer mais atual. 

O espiritismo, abordado na novela, fez com que a venda de livros relacionados ao tema aumentasse 50%.

Os números de audiência foram muito expressivos para o horário, tornando A Viagem a novela mais assistida das 19 horas nos anos 90. 

A Viagem surgiu às pressas.

Com a novela Olho no Olho já terminando e nenhuma substituta em vista, esta nova novela precisou ser executada em menos de 20 dias. 

A produção foi muito importante nesta novela. Solange Castro Neves lia as cenas do folhetim original para Ivani Ribeiro, que estava com dificuldades para enxergar por complicações da diabetes.

Solange também escrevia os capítulos para a autora e depois relia em voz alta. 

No mesmo dia em que a novela estreou com Miguel Falabella no elenco, o ator precisou assumir o Vídeo Show todas as tardes. Até a data, o programa era exibido somente aos sábados.

Quem viveu jornada dupla nesta novela também era Andréa Beltrão. Enquanto dava a vida à Lisa, estava no ar na minissérie A Madona de Cedro e também no Vale a Pena Ver de Novo com Rainha da Sucata. 

Nosso Lar, na verdade, era um campo de golfe que ficava na região de Petrópolis, no Rio de janeiro. 

O Vale dos Suicidas foi considerado forte demais em Portugal e não era recomendado para crianças. Confira um pouco dessa alocação da novela:

A VIAGEM- ALEXANDRE TOLEDO NO VALE DOS SUICIDAS

Facebook Comments