Colégio Allan Kardec, primeiro colégio espírita kardecista do Brasil fundado em 1907, e sua atuação na inclusão escolar
Colégio Allan Kardec fundado por Eurípedes Barsanulfo
O colégio foi criado com o nome de Liceu Sacramento em 1902, referiu-se como uma entidade de educação na cidade de Sacramento, Minas Gerais, apontada como a primeira instituição de ensino com bases da pedagogia espírita.
Esboçado e fundado pelo educador e médium mineiro Eurípedes Barsanulfo, o colégio receitava o curso normal e o ensino da Doutrina Espírita.
Ministrou uma linda educação gratuita para milhares de pessoas pobres e órfãs.
Até agora é considerado um arquétipo de educação diferenciada e na atualidade funciona como um museu, memorial à Eurípedes e centro espírita
Veja:
Ahistória dessa instituição e o trabalho pedagógico realizado para a inserção de sujeitos discriminados devido ao preconceito social. Em 1975, os trabalhadores desse colégio se transferiram para a Escola Eurípedes Barsanulfo, onde continuaram as atividades escolares até os dias atuais.
Em 1907 foi fundada uma escola em Sacramento-MG, chamada Colégio Allan Kardec, pelo educador Eurípedes Barsanulfo. Esse foi o primeiro colégio regular espirita kardecista do Brasil.
Uma experiência inovadora
3 Uma experiência inovadora no ensino e aprendizagem naquela região e com a perspectiva da inclusão social. A exclusão escolar foi característica marcante nos primeiros anos do século XX;
muitas crianças, jovens e adultos não frequentavam instituições de ensino.
No interior do Brasil tínhamos algumas escolas públicas que ofertavam, principalmente, os anos iniciais da educação, e outras privadas, onde, aqueles que podiam pagar tinham acesso.
Nessas condições, Eurípedes Barsanulfo, fundou um colégio para atender a comunidade em geral, inclusive as classes desfavorecidas economicamente, e obteve apoio de pessoas influentes na cidade que colaboraram para a fundação e manutenção.
O colégio se tornou referência em qualidade de ensino na região. Após a sua morte, em 1918, os trabalhos no colégio continuaram com continuidades e descontinuidades.
O que atrai nossa atenção no Colégio Allan Kardec são os métodos de ensino e aprendizagem aplicados. As atividades escolares eram realizadas nas salas de aula e fora dela, com o objetivo de explorar espaços e produzir experiências para fins de reflexão e conhecimento.
Havia uma única sala de aula dividida entre os grupos escolares, formados por crianças e jovens,
do nível elementar, médio e superior que nos dias atuais correspondem aos níveis fundamental e médio.
Cada grupo ali presente estava em um nível de ensino e aprendizagem. Em cada grupo havia um professor que trabalhava como mediador do conhecimento.
Nessa escola o professor não era compreendido como transmissor de informações,
mas um agente que se envolvia no ensino e aprendizagem; compartilhava experiências; sentimentos; opiniões e necessidades. A perspectiva da inclusão perpassava o estudante e o professor. Incluir era valorizar um e outro na mesma proporção.