A MORTE SEGUNDO O ESPIRITISMO
O que dizem as religiões sobre a morte?
O blog inaugura uma série de artigos com entrevistas com referências dos diversos dogmas.
Chamados de doutrina, filosofia, ciência ou religião, são ideias que guiam nossa concepção do que é a morte e o que vem depois dela.
Mesmo quando as rejeitamos.
A iniciativa parte de uma opinião minha, de estarmos cada vez mais inclinados a misturar conceitos de filosofias diferentes para formar uma crença individual e reconfortante sobre a morte.
Seria um sincretismo pessoal.
Segue uma conversa com Heloísa Pires sobre o Espiritismo.
Heloísa é filha de Herculano Pires (1914-1979), um forte divulgador da doutrina espírita no Brasil e tradutor de Allan Kardec.
Licenciada em matemática, física e pedagogia, fortaleceu-se como oradora ministrando palestras sobre o Espiritismo.
É autora de livros como “Educação Espírita” (ed. Paideia) e “Herculano Pires: O homem no mundo” (ed. Candeia).
A morte para o espiritismo não é o fim, mas sim o começo de uma outra etapa evolutiva.
A vida no corpo físico é vista como um aprendizado para o espírito.
Quando morremos, acredita-se que vamos para um plano espiritual, levando o aprendizado dessa vida adiante.
Também se crê na reencarnação e na individualidade da alma – cada alma é única e mantem suas características no plano espiritual.
Assim, a existência na Terra (e em outros planetas) é o caminho dos espíritos em direção a uma alma mais evoluída, que seria a prática da bondade e da tolerância.
A caridade também é muito estimulada.
Criado na França no século XIX por Allan Kardec (o pseudônimo do pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail), a doutrina se adaptou bem à vida dos brasileiros – temos a maior comunidade espírita do mundo.
Leia mais: Entrevista o coveiro-filósofo Fininho
Desencarnação – A dificuldade em chegar ao mundo espiritual
Como o espiritismo vê a morte?
Não existe morte. A morte é uma ilusão, ela é apenas uma viagem.
Cada um vai para a atmosfera que lhe é própria.
Por exemplo, um terrorista do ISIS vai estar , do lado de lá, no meio de terroristas. E vai estar em dificuldades, como ele já está aqui.
Você é o que você pensa. Se você pensa bem, você vai se ligar aos que pensam bem. Não é castigo, é uma consequência do seu pensamento.
Continuamos pensando sem o cérebro?
Sim, porque não é o cérebro que pensa. Se o espírito se afasta, o cérebro morre e para de pensar.
O que pensa, o que vive, o que é imortal são os espíritos.
Já diziam os druidas, os monges tibetanos, os budistas, Confúcio… é um conceito que vem de séculos.
Nossa civilização rejeitou a ideia de que a vida continua, de que reencarnamos, por arrogância, por vaidade.
Quando começou essa rejeição?
A rejeição começou com os primitivos cristãos, quando a mulher de Constantino não quis nascer escrava.
Pela lei, quem maltrata escravos encontraria dificuldades e talvez até reencarnaria como um escravo.
E ela rejeitou essa ideia.
O marido, para agradá-la – porque ele era menos cristão do que político – fez um concílio acabando com a ideia da reencarnação.
Mas a ideia vem de longe e continua. Os egípcios acreditavam, os esquimós…
Na Índia, todos acreditam em reencarnação até hoje. Muitos políticos rejeitam a ideia de encontrar as consequências de seus atos após a morte.
Leia aqui: Entrevista com Eliane Brum
Existiria um julgamento após a morte?
É o ser que se julga. Deus colocou a lei do amor dentro de cada um, criatura criada. Deus não é um homem, é uma força, é uma luz.
A pessoa é que se julga. Tanto que, quando a pessoa não se conscientiza, nasce bem e só vai se julgar quando amadurecer.
Deus é o pai da parábola do filho pródigo, ele perdoa.
Como o ser é que se julga, um dos maiores problemas do ser são os complexos de culpa inconscientes.
Há um tabu em relação à morte na nossa sociedade?
Existe um medo. A filosofia existencialista, materialista e espiritualista diz que o homem entra em depressão por medo da vida e da morte.
E da doença, que é uma agonia. Porque nós sabemos que o corpo é frágil.
Um prego enferrujado pode causar nossa morte. Quando você sabe que você não é esse corpo físico, tem outra visão.
Por exemplo, eu olho e vejo que o meu está ficando velhinho. Mas eu estou fazendo outro corpo. Na outra encarnação serei novamente jovem.
No espiritismo há um tempo especifico para se reencarnar?
Falam muita bobagem. Mas analisando a literatura espírita, a gente vê que cada individuo é um universo.
Por exemplo, no livro “Sexo e Destino” (psicografado por Chico Xavier), a menina morre e reencarna em menos de um ano depois.
Como é que a você sabe que existe reencarnação?
Através das dissidências muito bem feitas pelo doutor Ian Stenveson (1918-2007) e pelo doutor Hemendra Nath Banerjee (1929 – 1985), por exemplo. No tempo e no espaço, a reencarnação é provada.
Entre os esquimós e algumas comunidades na África, acredita-se tanto em reencarnação que quando a criança nasce, eles colocam os objetos de quem já morreu ao lado dela e saberão quem ela é de acordo com aquilo que a criança escolheu.
O doutor Ian Stenveson não era espírita, ele foi um médico psiquiatra dedicado ao estudo científico da reencarnação e publicou, por exemplo: “20 Casos Sugestivos de Reencarnação” (1966).
Qual é a relação entre espiritismo e ciência?
Espiritismo é ciência, filosofia e religião. É ciência porque tem um método de estudo, um método experimental. Tem cientistas como William Crookes (1832-1919) que provaram a existência dos fatos espíritas.
É filosofia porque da comprovação do fenômeno houve uma mudança de comportamento – naqueles que realmente acreditaram.
E é religião porque estabelece o religare, projeta o indivíduo no universo.
E porque o processo do conhecimento é ciência, filosofia e religião. Então, ele é a síntese do processo do conhecimento, ele é o triângulo.
Espiritismo tem alguma relação com a física quântica?
Hoje sim, hoje a física quântica está linda.
Quando a física quântica diz que nós nos projetamos em várias dimensões, Allan Kardec já havia dito: estamos onde está nosso pensamento.
Não estamos fechados nesse corpo, nosso pensamento atinge distâncias inimagináveis.
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