Pular para o conteúdo

Eu Tenho Medo da Morte E Você?

Medo da Morte

Medo da Morte. Vivenciar o momento da morte de alguém querido é, sem dúvidas, um dos acontecimentos mais difíceis que podemos enfrentar na nossa travessia terrena.

Aprender a lidar com a saudade, com a dificuldade em reconhecer o cotidiano sem aquela presença amiga e conseguir superar a tristeza para seguir adiante com a própria vida são provações difíceis.

morte segundo o espiritismo Não importa a idade ou a forma como um alguém querido se foi, o adeus

– ou o “até logo”

Medo da Morte – é sempre doloroso.

Então, através do contato com médiuns como Chico Xavier e Allan Kardec, o fundador do espiritismo, dão luz a essas e muitas outras explicações.

Nesse artigo, vamos apresentar um pouco do que a Doutrina Espírita nos ensina sobre o tema e o que é a morte segundo o espiritismo, na esperança

de trazer paz e luz para aqueles que estão em luto e também auxiliar os que desejam estudar e aprender mais sobre morte espiritismo.

morte segundo o espiritismo, nas palavras de Allan Kardec, é a passagem para o verdadeiro mundo Se você é espírita ou se já leu algum livro da Doutrina sobre morte espiritismo, com certeza está familiarizado com o uso do termo

“passagem” para fazer referência à morte.

A palavra “morte” dá a ideia de fim e, comumente, traz uma carga negativa, que pode despertar medo e intensificar a sensação de perda.

Por isso, o espiritismo trata o desencarne

– ou seja, o momento da morte

– como uma passagem.

A morte segundo o espiritismo, nas palavras de Allan Kardec, é a passagem para o verdadeiro mundo: o mundo dos espíritos.

Para entender o que é a morte segundo o espiritismo, é fundamental considerar que nós, seres encarnados, somos, antes de tudo, espíritos.

Estar encarnado na Terra é apenas uma das muitas etapas que nós, como espíritos, temos de viver para seguir na nossa caminhada espiritual e aprimorar nossa reforma íntima.

Um corpo sem um espírito não é nada além da matéria, mas o espírito continua como é mesmo sem estar ligado a um corpo físico, ou seja, o espírito não morre quando deixa o corpo no momento da morte.

O espírito necessita encarnar na Terra, que é um espaço de expiações e aprendizado, para experimentar aquilo que é necessário para a sua evolução.

Depois de cumprida a sua missão, o espírito se liberta do corpo físico e, então, chega a hora de se desligar da matéria e voltar ao que os espíritos chamam de “vida eterna”: a vida como espírito.

morte em

“O Livro dos Espíritos” morte espiritismomorte espiritismo Quando o espírito completou a sua missão nessa encarnação, ele deixa o corpo que o serviu temporariamente no momento da morte

“O Livro dos Espíritos” é, sem dúvidas, uma das obras mais importantes da Codificação Espírita feita pelo cientista francês Allan Kardec.

Nela, Kardec, sob a orientação de guias espirituais, nos traz uma série de respostas sobre o mundo dos espíritos.
Segundo os ensinamentos de Kardec, a morte em

“O Livro dos Espíritos”

é assim explicada: quando alguém morre significa que o seu espírito se libertou do corpo.

Para entender mais facilmente o que é o corpo e a sua relação com o espírito, basta pensar numa roupa que usamos por muito tempo: nós gostamos daquela roupa, a necessitamos para sair de casa, aprendemos a cuidá-la e a preservá-la da melhor forma possível.

Assim é a morte espiritismo: quando o espírito completou a sua missão nessa encarnação, ele deixa o corpo que o serviu temporariamente no momento da morte e que já não lhe é mais útil.

Da mesma forma como continuamos sendo nós mesmos quando nos despimos daquela roupa, o espírito continua intacto fora do corpo e seguirá a sua trajetória.

É preciso, então, cuidar do corpo da melhor forma possível, sem esquecer que o corpo, assim como a nossa estadia na Terra, é temporário.

momento da morte, quando o espírito deixa o corpo, não é doloroso

  • Uma das inquietações que trazem mais angústias para aqueles que vivenciam a morte de alguém querido é a preocupação com o bem-estar desse ser amigo.
  • Os ensinamentos dos espíritos através de Kardec trazem grande consolo a todos aqueles que sofrem por ter essas dúvidas e receios e desejam saber mais sobre morte espiritismo.

Pelo contrário: segundo

“O Livro dos Espíritos”

sobre morte espiritismo, esse momento pode trazer grande sensação de alegria ao espírito que, muitas vezes, se vê livre de dores e angústias do seu corpo físico quando regressa ao mundo espiritual.

Muitos espíritas gostam de pensar o desencarne, ou seja, o momento da morte, da mesma forma como pensam o nascimento.

É muito comum que familiares e entes queridos já desencarnados estejam presentes no momento da morte de um ser amado.

pergunta

“para onde vamos após a morte?”

é um dos grandes questionamentos da humanidade e foi pela necessidade de responder a essa dúvida e saber mais sobre morte espiritismo que muitos irmãos de ideal espírita passaram a estudar a Doutrina.

Sempre pensamos nas inúmeras escalas de evolução que existem no universo, as muitas moradas da casa do pai.

São recebidos por irmãos de luz e, muitas vezes, passam um tempo sendo assistidos em espaços similares aos hospitais terrenos.

Essa

“confusão” depende, entre outros aspectos, do grau de apego à matéria e aos conhecimentos sobre morte espiritismo.


Por exemplo:

aquele que negou constantemente a existência de vida após a morte provavelmente demandará mais tempo para adaptar-se à vida no plano espiritual.

Com o tempo

(e dependendo do interesse próprio e do merecimento), podem exercer alguma função na Colônia.

Isso facilita o reencontro com familiares e seres queridos que acabam de retornar ao plano espiritual.

Logo que me formei na universidade, fui morar em outro país e continuo lá até hoje.

Não importa quantos anos se passaram, sempre que chega a hora de me despedir da minha mãe, sinto uma dor e uma saudade incontrolável.

Para o espírita, assim como todos que reconhecem a morte segundo o espiritismo, enfrentar o desencarne de alguém querido é mais ou menos como o que acontece comigo ao me despedir da minha mãe.

muito comum que os espíritas

– e aqueles que reconhecem a morte segundo o espiritismo

– se sintam culpados pela dificuldade que têm para superar a morte de um ser amado.

Para continuar recebendo lições como a que trouxemos nesse artigo e saber mais sobre a morte segundo o espiritismo e outros temas relacionados à Doutrina, faça parte da nossa comunidade.

Eu Tenho Medo da Morte E Você?

 

 

Curso de avaliação e reabilitação do Joelho

 

 

Meditação para a vida cotidiana

Curso completo de Florais de Saint Germain –

Espiritualidade da Abundância

A Cura por dentro e por fora

7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDAVEL E O FIM DO DIABETES

 

Campanha para Alimentar 300 Famílias: Campanha com a meta de 300 Cestas Básica e Ajuda espiritual. Colabore Pelo Pix: [email protected]

Entenda O Poder do Pensamento Positivo ACESSE