Pular para o conteúdo

A OMS agora não descarta que o coronavírus tenha escapado do laboratório de Wuhan

Em primeiro lugar, vamos voltar no tempo.

Estamos agora em janeiro de 2020:

um surto de um novo coronavírus com risco de vida na China desencadeou uma enxurrada de teorias da conspiração.

Até aquele mesmo mês, havia apenas pouco mais de 6.000 casos confirmados e 132 pessoas mortas.

O centro da epidemia é Wuhan, na província central de Hubei.

Outros casos surgiram rapidamente em todo o mundo, mas não a princípio alarmantes.

Poucas informações estavam disponíveis sobre o vírus, mas os pesquisadores disseram que ele compartilhava semelhanças com a

síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda grave (SARS), duas doenças infecciosas que surgiram nas últimas décadas, mas foram controladas.



E foi nessa época que surgiram teorias que apontavam que o surto do vírus poderia estar relacionado a um laboratório militar em Wuhan, mais

especificamente ao Instituto de Virologia de Wuhan , poderia estar investigando aplicações militares para o coronavírus e poderia ter sido o fonte.

Ele logo viralizarse esta e outras teorias da conspiração, o que forçou a mídia de massa a tomar medidas drásticas, como a censura de milhões de páginas da web pelo Google .

Enquanto isso, a mídia disseminou ativa e passivamente que a origem do coronavírus era um mercado úmido em Wuhan e qualquer pessoa que pensasse o contrário era pouco mais do que um “terrorista doméstico”.

Bem, já se passou um ano e novamente, as teorias da conspiração podem ser cumpridas.

Agora, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não descarta a possibilidade de o SARS-CoV-2 ter escapado de um laboratório.

Uma possibilidade muito real

Esta semana, pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) que investigam as origens do COVID-19 fizeram sua primeira visita ao Wuhan

Institute of Virology , um laboratório chinês de alta segurança que tem sido objeto de especulações de que pode ser causado, acidentalmente ou não , a atual pandemia.

Embora não houvesse até agora nenhuma base científica para apoiar as teorias da conspiração do COVID-19 como uma arma biológica chinesa , os

principais epidemiologistas começaram a considerar a possibilidade de o vírus escapar de um laboratório.

“Estamos vendo novas informações e é bom, é algo muito valioso que está começando a nos ajudar a encontrar as direções corretas para este vírus”, disse o Dr. Peter Daszak, que faz parte da equipe de pesquisa da OMS.

O Dr. Daszak, que também é diretor da organização não governamental EcoHealth Alliance, revelou à Sky News que as visitas ao epicentro

forneceram informações valiosas , especialmente o mercado atacadista de frutos do mar de Huanan, onde foram registrados os primeiros casos de COVID-19. .

A OMS sempre negou que o COVID-19 tenha saído de um laboratório.

Mas o Dr. Daszak não descarta essa possibilidade.

“Estamos todos cientes das hipóteses sobre o possível envolvimento do laboratório nisso e certamente faremos perguntas sobre todos os aspectos-chave do Instituto de Virologia de Wuhan”, continuou o Dr. Daszak.

“Se há dados que apontam para uma hipótese, vamos seguir os dados, vamos seguir as evidências até onde ela nos levar.

Se você nos levar a um mercado de frutos do mar e uma rede de frios, nós o acompanharemos até lá.

Se você nos levar a uma fazenda ou mercado de vida selvagem, iremos para lá. Se você nos levar a um laboratório, iremos para lá.

Tudo está na mesa e nós mantemos a mente aberta. “

No entanto, há quem tenha garantido que o Dr. Daszak não será imparcial em sua avaliação da origem do coronavírus , já que tem uma longa relação

com o Instituto de Virologia de Wuhan e com um de seus pesquisadores, Shi Zhengli.

“Minha relação com a China, meu trabalho aqui, minhas conexões com o Instituto de Virologia de Wuhan e Shi Zhengli são bem conhecidas”, defendeu o Dr. Daszak.

“E eles são muito conhecidos porque passei 20 ou 15 anos publicando os dados. Acho que é algo muito valioso que temos feito. “

Por outro lado, a China está monitorando de perto a equipe da OMS,

especialmente quando cientistas visitaram um museu de propaganda em seu segundo dia que detalha a luta de Wuhan contra COVID-19. O Dr. Daszak defendeu a visita ao museu, que exibe retratos gigantescos do presidente chinês Xi Jinping em sua primeira sala.

“Somos espertos o suficiente para ler além da mostra em um museu”, explicou o pesquisador da OMS.

“Nós sabemos quais são as bandeiras e o que é orgulho nacional.

Mas existem artefatos reais de pacientes reais. É absolutamente essencial ver isso. “

E embora o Dr. Daszak estivesse otimista quanto a encontrar as origens do COVID-19, ele também alertou que novas variantes do vírus significavam que viveríamos com o novo coronavírus para sempre.

Uma teoria da conspiração que se torna realidade

Se você perguntar a qualquer pessoa de onde vem o COVID-19, provavelmente dirá sobre os morcegos na China.

E a verdade é que contrair uma doença por comer morcego provavelmente é verdade na SARS, a outra doença do coronavírus respiratório chinês que atingiu níveis pandêmicos em 2003.

Epidemiologistas geralmente atribuem essa doença à prática de comer carnes silvestres, como civetas, morcegos e pangolins.

Mas há uma razão convincente para acreditar que toda essa pandemia não é natural e, na verdade, se deve a uma fuga acidental ou intencional do agora famoso laboratório chinês.

E no momento há dois milhões de mortos com esta doença, o que a tornaria um dos piores “erros” da história .

O Wuhan Institute of Virology fica literalmente a 30 minutos de carro do Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, local do primeiro grande surto registrado de COVID-19.

Possui a maior coleção mundial de coronavírus de morcego e está envolvida nos chamados experimentos de ” ganho de função “.

É onde um vírus existente é detectado, Isso o torna artificialmente super mortal e então esse vírus é estudado para prever o curso de futuras epidemias.

Não quer dizer que a China já teve problemas semelhantes antes.

Em 2013, quando se soube que o Instituto de Pesquisa Veterinária Harbin da China estava tentando criar uma nova gripe aviária, isso gerou um rebuliço e acusações dos principais virologistas europeus.

Em 2018, uma delegação da embaixada dos EUA no Instituto de Virologia de Wuhan ficou tão assustada com os padrões de segurança frouxos que relatou o fato oficialmente a Washington.

Neste ponto, você pensará que não há absolutamente nenhuma evidência para a teoria do escape do laboratório.

Apesar do que você leu acima, os virologistas descartaram que o COVID-19 foi criado artificialmente.

Mas também não há evidências de que venha da natureza .

Mas há outra coisa a considerar: os laboratórios estão constantemente liberando patógenos mortais.

A última morte registrada na história por varíola, a britânica Janet Parker, morreu de um erro de laboratório.

Em 1978, um laboratório da Universidade de Birmingham estava estudando algumas cepas particularmente mortais de varíola quando uma dessas cepas infectou acidentalmente Parker, que trabalhava lá como fotógrafo.

A propósito, o caso mais famoso de um surto de doença causado por um

vazamento de laboratório ocorreu na mesma época. Em 1977, uma gripe relativamente branda surgiu na China e na União Soviética, tendo como alvo principalmente crianças .

Quando os pesquisadores o examinaram, perceberam que o vírus era basicamente uma cepa de gripe dos anos 1950 que aparentemente não havia evoluído nas duas décadas seguintes.

Então, sua explicação foi que se tratava de uma espécie viral que havia passado 20 anos em um freezer.

E de acordo com o jornal canadense National Post , o Laboratório Nacional de Microbiologia do Canadá, uma instalação onde trabalham com vírus

superperigosos como o Ebola, recentemente teve uma falha de segurança.

Vamos ser honestos, talvez nunca saibamos a verdade.

E se for demonstrado que uma superpotência acidentalmente ou não destruiu a economia mundial?

Mas hey, o que está claro é que as teorias da conspiração são muito mais do que eventos improváveis, elas são o que a verdade esconde .

E agora deixe-os continuar a visar os teóricos da conspiração e bloquear milhões de sites.

E qual será a próxima teoria da conspiração a se tornar realidade?

Fonte