Papa Francisco 3 Segredos

 

Seu pai também jogava basquetebol no San Lorenzo, um dos cinco grandes do futebol argentino e cujas origens haviam sido impulsionadas por um padre.  

3 Segredos do PAPA FRANCISCO

Jorge tornaria-se torcedor sanlorencista, já tendo afirmado que não perdeu nenhum jogo do título argentino de 1946, quando tinha então dez anos.6 Em carta aos dirigentes do clube que o visitaram após tornar-se Papa, relembrou: “Tem vindo à minha memórias belas recordações, começando desde a minha infância.  

Aquele gol de Pontoni!”.7 Nascido e criado no bairro de Flores,8 atual sede do San Lorenzo,6 Jorge Bergoglio fez graduação e mestrado em química, na Universidade de Buenos Aires.9 Na juventude, teve uma doença respiratória que numa operação de remoção lhe fez perder um pulmão.10 11 Durante a sua adolescência, teve uma namorada, Amalia.  

Segundo ela, Bergoglio chegou a pedi-la em casamento durante a época, tendo ele inclusive afirmado que, do contrário, se tornaria padre.  

Além do espanhol, fala fluentemente italiano, alemão, francês e inglês, tendo razoáveis conhecimentos de português. 

Veja:

Papa Francisco Episcopado 

Brasão de armas enquanto cardeal Em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires, com a sé titular de Auca (Aucensi).  

Foi nomeado ordinário para os fiéis de rito oriental, sem ordinário próprio, na Argentina, pelo Papa João Paulo II, em 30 de novembro de 1998.  

Foi criado cardeal no Consistório Ordinário Público de 200126 , ocorrido em 21 de fevereiro de 2001, presidido pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino18 .  

Papa Francisco Pontificado 

Ele é o primeiro jesuíta a ser eleito Papa, o primeiro Papa do continente americano, do Hemisfério Sul e o primeiro não-europeu investido como bispo de Roma em mais de 1.200 anos, desde São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.34 35 Quando lhe foi perguntado, na Capela Sistina, se aceitava a escolha, disse: “Eu sou um grande pecador, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito”.  

Segundo o próprio, uma referência a São Francisco de Assis fazendo referência a “sua simplicidade e dedicação aos pobres” e motivado pela frase dita por Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, logo após sua eleição, ainda na Capela Sistina: “Não esqueça dos pobres”.  

Depois, enquanto o escrutínio prosseguia, pensei nas guerras, e assim surgiu o homem da paz, o homem que ama e protege a criação, com o qual hoje temos uma relação que não é tão boa.     

Brasão do Papa Francisco 

Descrição: Escudo eclesiástico de blau, com um sol radiante e flamejante de jalde carregado do monograma IHS de goles, sobreposta a letra H de uma cruz do mesmo e três cravos de sable postos em pala, sob o monograma – armas da Companhia de Jesus – acompanhado em ponta de uma estrela de cinco pontas senestrada de um ramo de flor de nardo, ambos de jalde.  

o sol (radiante de 16 pontas retilíneas e flamejante de dezesseis pontas ondeantes, alternadamente) representa Nosso Senhor Jesus Cristo, o “Sol da Justiça”, reforçado pelo monograma de Cristo: IHS (adotado por Santo Inácio em 1541) sobreposto pela cruz, que sendo de goles (vermelho) simboliza: o fogo da caridade inflamada no coração do Soberano Pontífice pelo Divino Espírito Santo, que o inspira diretamente do governo supremo da Igreja, bem como valor e o socorro aos necessitados, que o Vigário de Cristo deve dispensar a todos os homens46 .  

Papa Francisco 

E são uma referência do poder máximo do Sucessor de Pedro , relatado no Evangelho de São Mateus, que narra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: “Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu” (Mt 16, 19).  

A mitra pontifícia usada como timbre, recorda em sua forma e esmalte, a simbologia da tiara, sendo que as três faixas de jalde (ouro) significam os três poderes papais: Ordem, Jurisdição e Magistério, ligados verticalmente entre si no centro para indicar a sua unidade na mesma pessoa.O pálio papal (omofório), muito usado nas antigas representações papais, simboliza ser o Papa pastor universal do rebanho que lhe foi confiado por Cristo.  

CCL 122, 149-151) que, comenta o evangelho de São Mateus (Mt 9,9), escrevendo “Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me’ (“Viu Jesus a um publicano e, olhando-o com misericórdia, o elegeu e lhe disse: siga-me”).  

 Opiniões éticas e sociopolíticas 

É ligado a setores católicos conservadores na Argentina no que se refere a teologia católica48 , como o movimento de leigos Comunhão e Libertação49 , contrário ao aborto, à eutanásia e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.  

54 Fontes tradicionalistas, porém, alegam que o capelão nomeado por Bergoglio para celebrar a Missa tridentina, uma vez por mês, introduzia, com o conhecimento do arcebispo, mudanças na celebração da missa tridentina, que o aproximavam da forma ordinária do Rito Romano, concluindo assim que a aplicação da Summorum Pontificum na arquidiocese de Buenos Aires, de facto, não existiu.55 As mesmas fontes, ligadas ao tradicionalismo na Argentina, afirmam ainda que, enquanto arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio teve uma ação inibidora da Missa tridentina, alegadamente proibindo padres de a celebrar.  

 Bioética 

O cardeal Bergoglio convidou os seus clérigos e os leigos para que se opusessem ao aborto e à eutanásia.57  

 

pontífice é coerente com a posição histórica da Igreja Católica com relação à homossexualidade: as práticas realizadas são consideradas intrinsecamente imorais, mas que os homossexuais devem sempre ser respeitados.58 59 De tal forma, opôs-se fortemente à legislação argentina que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.  

Tendo dito que: “se o projeto de lei que prevê às pessoas do mesmo sexo a possibilidade de se unirem civilmente e adotarem também crianças vier a ser aprovado, poderia ter efeitos seriamente danosos sobre a família.  

A distribuição injusta de bens persiste, criando uma situação de pecado social que grita aos céus e limita as possibilidades de vida mais plena para muitos de nossos irmãos”.  

Segundo o autor do livro, que alega ter acesso a documentos do Ministério das Relações Exteriores

e do Culto da Argentina, Bergoglio “vai à Chancelaria, pede um trâmite em favor do sacerdote

(Jalics), mas, por baixo do pano, diz para não o concederem porque se trata de um subversivo”. 

Francisco com a presidente 

O próprio Francisco Jalicz desmentiu de forma categórica as insinuações, numa declaração

sua publicada no site da ordem jesuíta alemã: “O missionário Orlando Yorio e eu mesmo não

fomos denunciados pelo padre Bergoglio.”68 Sergio Rubin,69 o seu biógrafo autorizado, relatou que Bergoglio, após a prisão dos dois sacerdotes, trabalhou nos bastidores para a sua libertação e intercedeu, de forma privada e pessoal, junto do ditador Jorge Rafael Videla: a sua intercessão poderia ter contribuído para a posterior libertação destes sacerdotes.  

Ele também relatou que, em segredo, Bergoglio deu frequentemente abrigo a pessoas perseguidas pela ditadura em

propriedades da Igreja, e houve uma vez que chegou mesmo a dar os seus próprios documentos de identidade a um

homem que se parecia com ele, para que pudesse fugir da Argentina.70 Também o vencedor

do Prêmio Nobel da Paz de

1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, refutou todas as acusações referentes ao Papa Francisco.  

Papa Francisco 

Para Strassera, estas acusações estão motivadas, porque nem a presidente argentina, Cristina Kirchner, nem os seus

partidários “podem suportar que alguém a quem desprezaram antes esteja acima deles”.74 Nos seus últimos anos como

arcebispo de Buenos Aires, a relação entre Bergoglio e os Kirchner se tornou ainda mais turbulenta com a aprovação das

leis sobre o aborto e o casamento homossexual na Argentina.  

Proteção do meio ambiente 

Na homilia da missa inaugural de seu pontificado, o Papa Francisco reiterou o exemplo de São Francisco de Assis de

respeitar todas as criaturas de Deus e o ambiente em que vivem.  

Em 5 de abril de 2013 o Papa Francisco, em audiência com o prefeito da

Congregação para a Doutrina da Fé, arcebispo

Gerhard Ludwig Müller, pediu que a congregação continue com a linha desenvolvida por Bento XVI, agindo de forma

decisiva contra os abusos sexuais cometidos por membros da Igreja, promovendo medidas para a proteção e ajuda às

crianças que sofreram esse tipo de violência e auxiliando nos processos contra os culpados.  

 Estilo pessoal 

Durante seus anos como cardeal em Buenos Aires, vivia num pequeno e austero quarto atrás

da Catedral Metropolitana e usava normalmente apenas transporte público, como metrô e ônibus,

para se locomover,82 além de cozinhar a própria comida.

83 Eleito Papa, seu crucifixo sobre a batina branca quando apareceu ao povo na sacada do

Vaticano era de aço e não de ouro, como de costume com Papas anteriores, e também recusou

o manto vermelho decorado com peles usado por Bento XVI com a alegação de que

“o carnaval acabou”.83 Mostrando desde o início do papado um novo estilo,

Francisco recusou a limusine

Francisco recusou a limusine blindada papal para comparecer a um primeiro encontro,

na residência de Santa Marta, no dia seguinte de sua eleição, preferindo um veículo comum,

e espantou a todos ao pagar pessoalmente a conta do hotel onde se hospedou para o Conclave,

hotel este pertencente à própria Igreja Católica.84 Dias depois de eleito, surpreendeu o telefonista de uma ordem jesuíta

em Roma, ao ligar pessoalmente querendo falar com um padre amigo e anunciando-se ao atendente

– nunca outro Papa fez ligações telefônicas diretamente, sempre feitas por assessores ou por seu secretário

– ouvindo de volta: “Você é o novo Papa?

Facebook Comments