Pular para o conteúdo

PARALISIA DO SONO É SINAL DE MEDIUNIDADE?

PARALISIA DO SONO É SINAL DE MEDIUNIDADE?

 

O cenário é o de uma agradável tarde de final de semana.

O estado que busco é o de repouso vespertino, quando se espera recuperar do cansaço físico da semana.

O sono vem, porém, não da maneira usual. Pouco antes de acordar, começo a perceber tudo a minha volta.

Por entre as pálpebras semi fechadas, percebo a decoração conhecida do quarto.

Porém, pânico e desespero tomam conta de mim:

não consigo levantar.

Ouço vozes dos familiares distantes que sabem que estou dormindo.

Tento virar a cabeça, mas terrível surpresa!

Ela parece feita de chumbo.

Tento levantar meu braço sobre meu abdômen, mas ele parece ter se transformado em concreto.

Sei que tento virar meu braço ou meu corpo, como se outro corpo tivesse.

Quanto tempo permaneço nesse estado?

Não sei dizer, mas quando finalmente desperto, por causa que desconheço, sinto-me ajustado novamente ao meu corpo original, o que me traz a sensação de grande alívio. Acabo de passar por uma experiência de paralisia de sono.

Quantas vezes tive essa experiência ?

Provavelmente umas três vezes.

A chamada “paralisia do sono” é de ocorrência rara na vida de um indivíduo, mas bastante disseminada na população.

O relato que fiz de minha experiência pessoal está longe de ser a mais comum.

Além da sensação de impotência por não conseguir “se ajustar” ao corpo, há descrições de presenças, percepções anômalas ou figuras intrusivas na cena de quem desesperadamente procura acordar.

Os relatos são semelhantes e descrevem uma sensação comum:

a de que a personalidade se mantém íntegra, consciente da realidade a sua volta, mas, por alguma razão, não consegue se ajustar ao corpo e acaba percebendo o que parece ser uma mistura entre a “realidade” e “alucinações”…

Alucinações. Relatos de ocorrências anômalas durante a paralisia do sono.

O termo “alucinação” é algo recente. Ele foi criado por J. Étienne Esquirol (1) em 1845. Antes disso, o termo usado para tais ocorrências era “aparição”.

Chama a atenção que, nas obras de A. Kardec, esse termo é usado na acepção que se tornou dominante, em conjunto com “aparição” que tomou outro significado.

Nas ocorrências de paralisia do sono, é comum o uso do termo “alucinações hipnagógicas” e “hipnopômpicas”, o que não deve assustar, já que esses termos não servem para “explicar”, mas apenas classificar ou designar.

O primeiro termo representa alucinações que ocorrem ao adormecer, enquanto que o último designa as que ocorrem ao despertar.

Tais nomes foram criados pelo filologista espiritualista F. Meyers.

Antes de esboçar uma explicação espírita para a sensibilidade expandida que ocorre com a paralisia do sono, convém ler alguns relatos.

Estes foram retirados dos comentários do site www.nosleeplessnights.com (3, acesso em setembro de 2015), mas outros semelhantes podem ser encontrados na literatura especializada

Como não existe uma teoria que permita integrar as percepções da consciência com o recebimento de informação pelo cérebro – embora a existências de muitas propostas conceituais – alucinações não podem ser explicadas, ainda que correlações existam entre o uso de drogas ou inconformidades no sistema nervoso (doenças mentais).

Tais correlações não implicam em causação.

Mas, nos casos de paralisia do sono não consta que a pessoa esteja sob ação de drogas ou que se apresente mentalmente enferma.

Ainda que sua ocorrência afete entre 3% a 6% da população, ela é um evento raro na vida de um indivíduo, constituindo uma ocorrência “incontrolável”.

De qualquer forma, a maior prova de que as explicações fisiológicas fornecidas são insuficientes é que não é possível controlar nem parar episódios de paralisia do sono.

Por outro lado, a simples designação do fenômeno por um termo específico não constitui explicação com já afirmamos antes.

Entretanto, os relatos de uma “presença maligna” são tão frequentes que clínicos procuraram dar uma explicação. Uma que mistura neurologia e evolucionismo foi proposta por Cheyne:

Argumenta-se que a presença detectada durante a paralisia do sono surge por causa da ativação de um estado de atenção tendencioso e hiper vigilante cuja principal função é resolver ambiguidades inerentes de ameaças de pistas biologicamente relevantes.

Dada a inexistência de pistas que eliminem as ambiguidades, entretanto, o sentimento de uma presença persiste como uma experiência prolongada que é tanto misteriosa como ameaçadora.

Essa experiência , por sua vez, elabora e integra a alucinação recorrente que frequentemente é tomada como tendo qualidades sobrenaturais ou demoníacas.

No meu ponto de vista, porém, essas são explicações adhoc, uma mistura de elementos linguísticos típicos de algumas abordagens da mente que dão a impressão de explicar por uma adequação de certas teses com a fenomenologia.

A explicação acima não está de acordo com relatos de interação do indivíduo paralisado com a entidade e nem com outros que descrevem várias presenças ou mesmo com a minha experiência (não avistei nenhum “misterioso ameaçador” – de fato a maioria das experiências de paralisa do sono não contém essas presenças).

Outras explicações em torno da tese da “mente que confabula contra si mesmo”, como um mecanismo de auto proteção, podem ser lidas.

RECEBA MOSSA NEWSLETTER

https://amzn.to/3ctxtxp

Mapa Astral Completo Com Missão de Alma

Finalmente, O maior e mais completo de todos os Mapas: a Leitura Oracular de Missão de Alma.  

ACESSE


Espiritualidade da Abundância

RECEBA NOSSO E-BOOK

ACESSE 


Meditação para a vida cotidiana

A meditação é um processo que permite que você está a reformar sua mente. Você pode orientar a sua mente e corpo para relaxamento; reformar o seu pensamento, etc.

ACESSE

                                     —————————————————

RECEBA

RECEBA LIVRO GRATUITO DE MENSAGENS ESPIRITUAIS PARA BAIXAR

ACESSE

———————————————

RECEBA NOSSO E-BOOK

Como Derrotar a Ansiedade

ACESSE

RECEBA NOSSO E-BOOK

            Alimentos Caseiros Para Animais

ACESSE

——————————————

RECEBA NOSSO E-BOOK

Adestramento Fácil de Cães

                                                            ACESSE

                                       ———————————————–

RECEBA NOSSO E-BOOK

Amor em Abundância

ACESSE

 

RECEBA NOSSO E-BOOK

SUPERANDO A INSÔNIA

ACESSE

 

RECEBA NOSSO E-BOOK

ATAQUE DE ANSIEDADE E PÂNICO

ACESSE

 

LIVROS ESPIRITUAIS QUE INDICAMOS

ACESSSE

 

LIVROS MAIS VENDIDOS NA AMAZON

ACESSE

 

MAIS VENDIDO NA AMAZON INFORMÁTICA 

ACESSE

 

MAIS VENDIDO PARA CASA NA AMAZON

ACESSE

Fonte