No centro dos Estados Unidos em uma reserva de índios existe uma tribo que faz ritual
Xamânicos no interior de uma caverna a alguns milhares de anos.
Canção SECRETA de CURA dos ÍNDIOS de uma CAVERNA
Esse ritual de cura só pode ser feito por mulheres no interior da caverna, nesses anos todos nunca um homem entrou na caverna.
Essas mulheres xamãs onde fazem rituais de curas,
cantos e preces direcionadas aos doentes de todo mundo.
Nenhum homem jamais entrou lá, mas uma dessas mulheres xamãs entrou com um aparelho para gravar um desses cantos de cura, o gravador foi capaz de capturar também o som de grilos e gostas de águas existentes na caverna.
Essa gravação foi apresentada pra nós pelo professor Wagner Borges em um trecho de seu
programa de rádio “Viagem Espiritual” no dia 10/10/10.
Muitas pessoas ainda se surpreendem: — Xamanismo?!
O que é isto?
Serve para quê?
Inúmeras também têm sido as respostas…
só que poucas revelam realmente o conhecimento.
A maior parte se escuda no mau uso da neurolingüística para tentar segurar ou garantir adeptos…
— Xamanismo?
Xamã?
Por acaso isto é religião?
Muitos estudiosos sustentam que xamanismo é uma religião e xamã, um sacerdote. É isso, mas não é só isso.
Podemos admitir tratar-se de uma religião se analisarmos a questão pelo aspecto morfológico da palavra, originária do latim religare, ou seja,
a religação do homem com os aspectos do sagrado.
É religião se observarmos que o xamã acredita e se
relaciona com forças sobrenaturais e elementais consideradas criadoras do Universo e que estas
forças são respeitadas, adoradas, obedecidas e ainda invocadas nas cerimônias e rituais, quer sejam de agradecimento, de iniciação ou de passagem e de cura…
— Mas o que é, afinal, xamanismo?
Entre outras coisas, é a maneira sagrada de ver a vida, de viver
— daí ser sua prática codificada como uma demonstração religiosa — é se relacionar com o cosmo, o Planeta
e todas as formas de vida que nele existem, além
de conviver harmonicamente com os outros níveis da realidade não-comum (aqueles que estão além da experiência do mundo físico).
Xamanismo é um estado de consciência, encontrado em todas as épocas, desde o surgimento do primeiro homem sobre a face da Mãe Terra, desenvolvido para
compreender o meio ambiente e viver pacífica e harmonicamente com ele.
Nesta prática, o xamã esquece a questão de
dominar a natureza e procura entrar em perfeito
estado de comunhão com ela pelo contato que
faz com as forças cósmicas e energias intrapsíquicas
que lhe possibilitam receber as mensagens dos
povos mineral, vegetal, elemental e animal, entre
o qual se inclui o próprio ser humano.
Aí também ele consegue perceber a unidade
sagrada da realidade que permeia todas as
outras dimensões além das que conhecemos e já devidamente codificamos.
Por isto mesmo as práticas xamânicas são
opostas ao centralismo da cultura e do
conhecimento ocidentais limitados por visões
reducionistas e pobres da natureza, do espírito,
do sagrado e do próprio homem.
Xamanismo também é definido como a
medicina tradicional das almas e o caminho
que leva aos estados de consciência capazes
de alcançar o conhecimento e a sabedoria do
mundo oculto atrás do mundo, embora ainda
haja quem encare este meio de transformação
como uma doença mental, um estado de
alucinação ou de loucura, mesmo sabendo
o quanto cientistas renomados nos mais
diversos ramos da ciência ousam aventurar-se
nas iniciações e práticas xamânicas em busca
do elo perdido. A palavra xamã, originária da língua tunguska, Sibéria, significa aquele que tem o
conhecimento, o que conhece os segredos,
o que detém o poder de visitar os outros mundos.
Quem faz ou é tudo isso senão os nossos
curandeiros, pajés, curadores e homens medicinas
tão conhecidos ao longo da história e que em
passado ainda não muito distante, dentro
das comunidades tribais, eram os zeladores e
cuidadores espirituais dos nossos ancestrais?
Os dicionários
— talvez para economizar palavras
— não explicam o que é ou quem é o xamã, e sobre xamanismo limitam-se a esclarecer tratar-se
de uma religião praticada “por certos povos
do Norte da Ásia, baseada na crença de que
os espíritos maus ou bons são dirigidos pelos xamãs
a religião de certas tribos indígenas norte-americana
s e a dos esquimós, de crença semelhante à do xamanismo”.
Bastante esclarecedor!
Desde o início do século XX, estudiosos e
curiosos voltaram-se para resgatar o conhecimento do qual falavam alguns
remanescentes destas culturas consideradas
primitivas e começaram a perceber o seu valor e
o quanto o homem havia se desviado do conhecimento
e do caminho original. Dentre eles destacam-se
o psicólogo e psicanalista Carl Gustav Jung, o sociólogo Michael Harner (criador de institutos de
pesquisas xamânicas em alguns lugares do mundo), o antropólogo e escritor Carlos Castañeda
(ele próprio iniciado nos rituais da Tradição
do povo Yaqui, de Sonora, no México, pelo
velho curandeiro Don Juan Mattus), Mircea Eliade, especialista em culturas primitivas, o historiador Dee Brown, entre outros.
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