Não….
o que atrapalha a passagem de um falecido não é simplesmente chorar de saudade, ou sofrer pela morte de quem se foi…
É isso que as pessoas precisam compreender bem, pois se a pessoa não chorar, ela vai ficar com aquele sentimento ruim represado dentro dela…
e esse sentimento reprimido vai lhe fazer mal. Isso a psicanálise fala muito…
é preciso viver o luto de quem se foi. É preciso chorar sim… é preciso sofrer tudo o que devemos sofrer, para que possamos botar todo o sentimento para fora e ficarmos aliviados depois, sem nenhum sentimento acumulado dentro de nós.
O que atrapalha de verdade a passagem do falecido É A NÃO ACEITAÇÃO DA MORTE de quem se foi.
Ficar desejando que o falecido retorne, ficar revoltado, ficar chamando ele de volta, ficar dizendo “Por que você se foi?
Você não poderia ter ido”. Isso sim pode atrapalhar e muito a passagem.
É a revolta, é a não aceitação, é a rebeldia diante do inevitável para todos… é também o forte apego. Isso sim pode não só atrapalhar como até prender o espírito aqui na Terra, se não for um espírito mais desprendido.
Mas chorar, sofrer, pode fazer à vontade, principalmente quando são lágrimas de saudade de lembrança dos bons momentos, de recordações positivas, de pensar o quanto era bom o outro estar conosco…
essas são lágrimas que podem dar até mesmo um acalento ao espírito que se sente amado e pode atravessar o limitar da vida e da morte com mais confiança.
Algumas pessoas afirmam que não devemos chorar a morte de nossos entes queridos e amigos, pois se assim fizermos, estaremos os atrapalhando e prejudicando durante sua transição e também quando estiverem no plano espiritual.
Essa ideia, apesar de ser bastante difundida e tomada como verdade por muitos, não é exatamente verdadeira. O choro, por si só, não tem o poder de fazer algum mal ao espírito recém desencarnado. O pranto derramado após a passagem de pessoas que muito amamos é natural e não deve ser evitado ou reprimido.
Se uma pessoa fica contendo seu choro, esse sentimento fica preso dentro dela, e isso sim pode prejudicar não apenas o encarnado como o desencarnado. Isso ocorre porque um sentimento reprimido em nosso peito vai gerar muito mais sofrimento a longo prazo. O que fará com que a pessoa fique pensando no espírito por mais tempo e projetando no desencarnado esses sentimentos desarmônicos de tristeza, pesar, angústia etc.
Mas o choro intenso, logo após a morte, nos ajuda a descarregar toda a emoção, e nos dá uma sensação de alívio e libertação.
É muito importante chorar e botar tudo pra fora, pois aquele que fica guardando suas dores dentro de si só aumentará seu sofrimento, e nesse caso sim, poderá prejudicar a si mesmo e o recém desencarnado.
Portanto, chore… Não tenha receio de chorar e colocar toda a carga para fora.
Não é o choro em si que prejudica os desencarnados, mas o apego com clamores de retorno. Ficar pensando fixamente no espírito, desejando que ele retorne, torcendo para ele fique conosco e reapareça.
A não aceitação da morte e a revolta pelo desencarne, isso sim pode prejudica-lo. Mas o ato de chorar, quando representa uma catarse, ou seja, uma liberação das emoções retidas, não deve ser evitado.
Quando a pessoa chora tudo que tem que chorar, seu emocional se alivia e fica muito mais fácil de superar esse momento difícil e não ficar irradiando energias pesadas ao espírito.
No entanto, há algo que devemos prestar atenção.
Quando o choro se perpetua pelos meses seguintes e passa a ocorrer com frequência, esse pode ser um choro de apego e não um choro de descarga emocional. No caso de ser um choro de apego, ele pode sim prejudicar o espírito, se não é um espírito elevado.
Um choro excessivo e prolongado pode ser um sinal de forte apego.
O choro de descarga pode demorar alguns dias, mais do que isso já passa a ser um choro de apego ou um choro de dependência emocional. A pessoa que apresenta esse sintoma pode buscar um tratamento espiritual ou mesmo uma psicoterapia.
(Hugo Lapa)
Paz e bem a todos
Espiritualidade da Abundância
A Cura por dentro e por fora
Campanha para Alimentar 300 Famílias: Campanha com a meta de 300 Cestas Básica e Ajuda espiritual. Colabore Pelo Pix: [email protected]
Entenda O Poder do Pensamento Positivo ACESSE
- Sensível, Louco ou Estranho? Descubra se Você É um Escolhido!
- Desafio Espírita Teste seu conhecimento sobre a doutrina espírita
- Sua Aura Incomoda Algumas Pessoas? Eis a Profunda Razão Espiritual
- O Acidente Que Mudou Tudo
- Reencarnação Forçada: Estamos Presos em um Ciclo de Controle? Descubra Como se Libertar