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Estou passando por muitas provações. O que fazer?

Estou passando por muitas provações. O que fazer?

Uma série de acontecimentos que nos acomete causa cansaço e a dúvida: ‘Estou passando por muitas provações. O que fazer?’.

Compreender esse momento como de evolução.

Em outras palavras, usar as ferramentas da fé e da sua disciplina para edificar, etapa por etapa, seus sonhos.

Isso mesmo: em momentos de turbulência que temos a chance de recomeçar vitoriosas caminhadas.

Ou seja, quando acreditamos que o mal está nos vencendo, o bem usa toda aquele situação para nos fazer enxergar diferente.

Para sairmos da zona de conforto e retornar a caminhada verdadeira.

‘Se o mal, em qualquer manifestação reponta, ele é o bem em representação atuante e vigorosa, ajudando e confiando sem temor nem cansaço até o fim’. (Joanna de Ângelis/Divaldo Franco)

Descanse, mas não desista


É normal o sentimento de desistir, mas quando na verdade o que queremos é descansar.

Uma noite que seja bem dormida, sem o despertador, pode mudar todo o nosso pensamento diante da situação.

Precisamos serenar a mente para compreender que são apenas momentos de desespero.

E descansar vai nos trazer a maturidade necessária para continuar a caminhada.

Fazer sua parte diante das provações


Todas provações trazem um novo ensinamento que nosso espírito necessita. Busque enxergar dessa maneira, como uma aula nova de um conhecimento importante para sua caminhada.

Ou seja, a maneira que você encara a provação que vai fazer ela ser mais suave ou não.

Decidir aprender e não negar a situação terá toda uma energia diferente por mais difícil que seja a situação.

Um dos princípios da Doutrina Espírita é a reencarnação, entendida pelos orientadores espirituais como necessária à evolução humana, pois “uma só

existência corpórea é claramente insuficiente para que o Espírito possa adquirir todo o bem que lhe falta e de desfazer de todo o mal que traz em si.”

Para nos auxiliar no processo ascensional, Deus nos concede o livre arbítrio, uma vez que, se o homem “ tem liberdade de pensar, tem também a de agir.

Podemos, então, afirmar que o ser humano é o árbitro do seu destino e que cada escolha, independentemente das suas motivações ou justificativas, acionam a lei de causa e efeito em qualquer plano de vida que se situe: o físico ou o espiritual.

O uso do livre arbítrio são ações que provocam reações, no tempo e no espaço.

As boas escolhas produzem progresso evolutivo, enquanto as escolhas infelizes geram provações ou expiações que se configuram como

mecanismos evolutivos, moduladores da lei de causa e efeito, claramente consubstanciada no planejamento reencarnatório de cada indivíduo. Daí Emmanuel afirmar:

“A lei das provas é uma das maiores instituições universais para a distribuição dos benefícios divinos.”

Para melhor compreensão do assunto, Emmanuel especifica também a diferença que há entre prova (ou provação) e expiação:

“A provação é a luta que ensina ao discípulo rebelde e preguiçoso a estrada do trabalho e da edificação espiritual.

A expiação é pena imposta ao malfeitor que comete um crime.”

Percebe-se, portanto, que a prova assemelha-se a uma corrida de obstáculos que tem o poder de impulsionar o progresso humano.

As provas sempre existirão, mesmo para Espíritos superiores, por se tratarem de desafios evolutivos.

A expiação, contudo, representa uma contenção temporária da liberdade individual, necessária à reeducação do Espírito que, melhor utilizando o livre arbítrio, reajusta-se às determinações das leis divinas.

As provações podem ser difíceis, não resta dúvida, mas, por seu intermédio, o Espírito é colocado em situações que o afasta do estado de inércia em que

ora permanece ou se compraz, proporcionando-lhe, ao mesmo tempo, oportunidades para que ele possa trabalhar a melhoria das suas atuais condições de vida.

Nas expiações, o Espírito vê-se colocado prisioneiro das más ações cometidas, pelo uso indevido do livre arbítrio.

Para que não se prejudique mais, renasce sob processos de contenção que, obviamente, produzem sofrimentos, sobretudo se o ser espiritual ainda não consegue apreender o valor da dor como instrumento de educação e cura espirituais.

Em O Céu e o Inferno, Allan Kardec lança outras luzes a respeito do tema, quando explica que o arrependimento das faltas cometidas é o elemento chave para liberar o Espírito das provações dolorosas e das expiações.

O Codificador, assim se expressa:

Arrependimento, expiação e reparação são as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências.

O arrependimento suaviza as dores da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação;

só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa.(Grifos no original)

Nesses termos, a libertação do Espírito, ou reparação, indica ser a etapa final da expiação porque, perante os códigos divinos, não nos é suficiente expiar uma falta, é preciso anulá-la, definitivamente, da vida do Espírito imortal, pela prática do bem:

A reparação consiste em fazer o bem a quem se havia feito o mal. Quem não repara os seus erros nesta vida por fraqueza ou má vontade, achar-se-á

numa existência posterior em contato com as mesmas pessoas a quem prejudicou, e em condições voluntariamente escolhidas, de modo a demonstrar-lhes o seu devotamento, e fazer-lhes tanto bem quanto mal lhes tenha feito.

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