COMO MEDITAR PELA PRIMEIRA VEZ?

Dizem que a prática da meditação existe há alguns milhares de anos

– e, no entanto, nos últimos anos, especialmente nas Américas, parece que todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que começou a praticar a antiga arte contra o estresse.

Porque esta prática tem estado por aí por tanto tempo e porque há tantos tipos diferentes de meditação, existem algumas verdades essenciais que você deve saber antes de mergulhar na meditação ou na prática de atenção plena, em inglês mindfulness (ou em ambos).

comum agora as pessoas confundirem mantra com a ideia de uma intenção ou de palavras específicas pelas quais devem viver.

Os mantras podem ser usados na meditação como uma ferramenta para ajudar a sua mente a entrar (ou focar) na sua prática de meditação.

COMO MEDITAR PELA PRIMEIRA VEZ Um dos maiores equívocos

sobre a meditação é que sua mente supostamente tenha que ficar em branco e que você chegue a um estado super-Zen de consciência.

“natureza da mente, que se move de um pensamento para outro, é na verdade a própria base da meditação”, diz Deepak Chopra, um especialista em meditação e fundador do Centro Chopra para o Bem-estar.

Dependendo do tipo de meditação que você aprende, existem ferramentas para trazer gentilmente o seu foco mais uma vez para a prática da meditação.

Como alternativa, alguns tipos de meditação, na verdade, enfatizam estar presente e atento aos pensamentos que possam surgir durante a prática.

O melhor é não se deitar,

a menos que você esteja fazendo uma meditação de body scan (“varredura corporal”, em português) ou meditação para dormir.

Na nossa experiência, o relaxamento que provém da meditação é uma coisa maravilhosa – e se isso significa um minicochilo, que seja.

Com a meditação se tornando uma ferramenta tão disponível às massas, você pode aprender a meditar sozinho, em grupo, em um retiro, com o seu telefone ou até mesmo ouvindo meditações guiadas online.

Alguns exercícios de meditação têm em mente um objetivo, como ajudar a aliviar a ansiedade ou ajudar as pessoas que têm problemas para dormir.

Uma técnica de meditação popular, o mindfulness, é a meditação da bondade-amorosa, que promove o ato positivo de desejar a nós mesmos ou aos outros a felicidade.

meditação pode ajudar a ativar o sistema imunológico,reduzir o estresse e a ansiedade,melhorar a concentração,diminuir a pressão arterial,melhorar o seu sono, aumentar a sua felicidade e ela tem ajudado até as pessoas a lidarem com vícios como o álcool ou o cigarro.

Pesquisadores não só observaram

o cérebro de meditadores e não meditadores para estudar as diferenças, mas eles também começaram a olhar para um grupo de cérebros antes e depois de oito semanas da prática de meditação mindfulness.

Os cientistas notaram tudo, desde “mudanças no volume de substância cinzenta até atividade reduzida nos centros do “eu” no cérebro para uma maior conectividade entre as regiões cerebrais,”

Aqueles que participaram de um programa de mindfulness (ou “atenção plena”)

de oito semanas também mostraram sinais de diminuição da amígdala

(o centro do cérebro responsável pelos impulsos de “luta ou fuga”),

bem como um espessamento do córtex pré-frontal, que lida com as

funções cerebrais como a concentração e a consciência.

Muitos, quando não estavam em estado de meditação, tiveram resultados

de imagem cerebral que mais pareciam as imagens do cérebro de uma pessoa normal enquanto medita.

Oprah se juntou ao Deepak Chopra nas experiências online de 21

dias de meditação, nas quais qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode participar.

A reportagem de capa da Time de fevereiro de 2014

foi dedicada à “revolução mindful” e muitas das grandes empresas,

como Google, Apple, Nike e HBO, começaram a promover a meditação

no trabalho, com aulas gratuitas e novas salas de meditação.

Uma maneira de fazer isso é através da meditação – mas nem todas

as práticas de meditação se concentram, necessariamente, na consciência (ou na atenção) plena.

meditação mindfulness é mencionada na maioria das vezes, quando

os especialistas falam sobre os benefícios à saúde que a meditação proporciona.

Enquanto algumas práticas formais de meditação pedem 20 minutos,

duas vezes por dia, muitos outros exercícios de meditação podem ser curtos, sendo de 5 ou 10 minutos.

Nós facilmente passamos essa quantidade de tempo olhando o que há de

novo no Netflix ou curtindo fotos no Instagram.

Para alguns, é definir o alarme de manhã 10 minutos mais cedo ou sair

do e-mail poucos minutos antes do jantar para realizar a prática.

Outra forma de pensar sobre como

incorporar a meditação em sua rotina diária é comparando a prática ao hábito de escovar os dentes.

Você não espera músculos bem desenvolvidos após um dia de exercícios,

por isso pense na meditação da mesma forma.

Muitos professores de meditação incentivam seus alunos a avaliarem o

seu progresso percebendo como eles se sentem entre as meditações

– não quando eles estão sentados praticando.

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