O Sermão da Montanha de Jesus Cristo – Por Divaldo Franco

Jesus, vendo as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Seus discípulos vieram a ele,  e ele começou a ensiná-los.

 

 

 

O Sermão da Montanha As bem-aventuranças

Ele disse:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
    
Bem- aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
    
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
    
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
    
Bem-aventurados os misericordiosos, porque serão provados misericórdia.
    
Bem-aventurados os puros de coração,
    Porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores,
    Porque eles serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça,
    Porque deles é o reino dos céus.

11  Bem-aventurados sois quando as pessoas vos insultam, Perseguir-te e dizer falsamente todos os tipos de mal contra ti por causa de mim. 12 Alegrai-vos e alegrai-vos, Porque grande é a vossa recompensa no céu, porque da mesma maneira perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Sal e Luz

13  Tu és o sal da terra. Mas se o sal perde sua salinidade, como pode ser feito salgado outra vez? Já não é bom para nada, a não ser para ser expulso e pisoteado.

14  Tu és a luz do mundo.Uma cidade construída sobre uma colina não pode ser escondida. 15  Nem as pessoas acendem uma lâmpada e colocam-na debaixo de uma tigela. Em vez disso, colocá-lo em sua posição, e dá luz a todos na casa. 16  Da mesma maneira, resplandeça a vossa luz diante dos outros, Para que vejam as vossas boas obras E glorificar Seu Pai no céu.

O Cumprimento da Lei

17  Não penseis que vim abolir a Lei ou os Profetas; Eu não vim para abolí-los, mas para cumpri-los. 18  Porque, na verdade, eu vos digo, até que o céu e a terra desapareçam, nem a menor letra, nem o menor golpe de uma pena, desaparecerá da Lei até que tudo seja cumprido. 19 Portanto, qualquer um que ponha de lado um dos menores desses mandamentosE ensina os outros de acordo com isso será chamado o menor no reino dos céus, mas quem pratica e ensina esses mandamentos será chamado grande no reino dos céus. 20  Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não ultrapassar a dos fariseus e dos mestres da lei, certamente não entrareis no reino dos céus.

Assassinato

21  “Vocês ouviram o que foi dito ao povo há muito tempo,” Você Não matarás, [ a ]E quem matar será sujeito a julgamento. 22  Mas eu vos digo que qualquer um que esteja com raivaCom um irmão ou irmã [ b ] [ c ]será sujeito a julgamento.Outra vez, qualquer um que diz a um irmão ou à irmã, ‘Raca,’ [ d ] é responsável ao tribunal.E qualquer um que diga: ‘Seu tolo!’ Estará em perigo do fogo do inferno.

23  “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali te lembrares de que teu irmão ou irmã tem alguma coisa contra ti, 24 deixa lá a tua oferta diante do altar. Primeiro vá e reconcilie-se com eles; Então venha e ofereça seu presente.

25  “Ajusta-te rapidamente com o teu adversário que te leva ao tribunal. Faze-o enquanto ainda estás no caminho, ou o teu adversário te entregará ao juiz, eo juiz te entregará ao oficial, e poderá ser lançado na prisão. 26  Em verdade vos digo que não saireis até que paguais o último centavo.

Adultério

27  Ouvistes que foi dito: Não cometerás adultério. [ E ] 28  Mas eu vos digo que todo aquele que olha para uma mulher com desejo, já cometeu adultério com ela em seu coração. 29  Se o teu olho direito te faz tropeçar,Arrancá-lo e jogá-lo fora. É melhor para você perder uma parte de seu corpo do que para todo o seu corpo a ser lançado no inferno. 30  E se a tua mão direita te fizer tropeçar,Cortá-lo e jogá-lo fora. É melhor para você perder uma parte de seu corpo do que para todo o seu corpo para ir para o inferno.

Divórcio

31  Disseram-lhe: Qualquer que se divorciar de sua mulher deve dar-lhe um certificado de divórcio. [ F ] 32  Mas eu vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, exceto por imoralidade sexual, a torna vítima de adultério, e qualquer que se casa com uma mulher divorciada comete adultério.

Juramentos

33  “Outra vez, ouvistes que foi dito ao povo há muito tempo: ‘Não quebre o seu juramento, Mas cumprir ao Senhor os votos que fizeste. 34 Mas eu vos digo que não jureis, Nem pelo céu, pois é o trono de Deus;35  ou pela terra, porque é o seu escabelo; Ou por Jerusalém, pois é a cidade do Grande Rei. 36  E não jure pela tua cabeça, porque não podes fazer nem mesmo um cabelo branco ou preto. 37  Tudo o que você precisa dizer é simplesmente “Sim” ou “Não”;Qualquer coisa além disso vem do mal. [ G ]

Olho para olho

38  Ouviu-se que se dizia: Olho por olho, e dente por dente. [ H ] 39  Mas eu vos digo que não resistais ao mal. Se alguém lhe dá uma bofetada na bochecha direita, vire-lhes a outra bochecha também. 40  E se alguém quiser processá-lo e tomar a sua camisa, a mão sobre o seu casaco também. 41  Se alguém te obriga a ir uma milha, vai com eles dois quilômetros. 42  Dai ao que vos pede, e não vos afastes daquele que quer tomar emprestado de vós.

Amor por inimigos

43  “Ouviu-se que foi dito: ‘Amai o vosso próximo [ i ] E odeie seu inimigo.44  Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem, 45  que você pode ser criançasDe vosso Pai no céu. Ele faz com que seu sol se levante sobre o mal e o bem, e envia chuva sobre os justos e os injustos. 46  Se você ama aqueles que o amam, que recompensa você receberá?Nem sequer os cobradores de impostos estão fazendo isso? 47  E se você cumprimentar apenas o seu próprio povo, o que você está fazendo mais do que os outros? Nem sequer os pagãos fazem isso? 48  Seja perfeito, pois, como o vosso Pai celestial é perfeito.

Dar aos necessitados

“Tenha cuidado para não praticar a sua justiça na frente dos outros para ser visto por eles. Se você fizer isso, você não terá recompensa de seu Pai no céu.

“Assim, quando derem aos necessitados, não o anunciem com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados pelos outros. Em verdade vos digo que receberam a sua recompensa na íntegra. Mas quando deres ao necessitado, não saiba a tua mão esquerda o que a tua mão direita está a fazer, para que a tua dádiva seja em segredo. Então teu Pai, que vê o que está feito em segredo, te recompensará.

Oração

E quando orardes, não sejais como os hipócritas, porque eles adoram orar em péNas sinagogas e nos cantos das ruas para ser visto pelos outros. Em verdade vos digo que receberam a sua recompensa na íntegra. Mas, quando orardes, entrai no vosso quarto, fechai a porta e orai ao vosso Pai,Que é invisível. Então teu Pai, que vê o que está feito em segredo, te recompensará. E quando você orar, não continue a balbuciar Como pagãos, porque pensam que serão ouvidos por causa de suas muitas palavras. Não sejais como eles, porque o vosso Pai sabe o que necessitais Antes de perguntar a ele.

“Isto, então, é como você deve orar:

“‘Nosso paiNo céu,
santificado seja o teu nome,
10 o teu reinoVenha,
sua vontade seja feita,
    na terra como no céu.
11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como também perdoamos aos nossos devedores.
    
13 E não nos deixeis cair em tentação, [ j ]
    Mas livra-nos do mal. [ K ]

14  Porque, se perdoardes aos outros quando pecarem contra vós, vosso Pai celestial também vos perdoará. 15  Mas se não perdoardes aos outros os seus pecados, o vosso Pai não perdoará os vossos pecados.

Jejum

16  “Quando você jejuar, Não pareça sombrioComo fazem os hipócritas, pois desfiguram seus rostos para mostrar aos outros que jejuam. Em verdade vos digo que receberam a sua recompensa na íntegra. 17  Mas, quando jejuares, ponha óleo sobre a cabeça e lave o rosto, 18  para que não seja óbvio para os outros que jejuam, mas somente ao Pai, que não é visto; E teu Pai, que vê o que está feito em segredo, te recompensará.

Tesouros no Céu

19  Não vos guardes tesouros na terra, Onde mariposas e vermes destroem,E onde os ladrões invadem e roubam. 20  Mas guardai para vós tesouros no céu, Onde as traças e os vermes não destroem, e onde os ladrões não invadem e roubam. 21  Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

22  O olho é a lâmpada do corpo. Se os seus olhos são saudáveis, [ l ]todo o seu corpo será cheio de luz. 23  Mas, se seus olhos são saudáveis, [ m ] todo o seu corpo será tenebroso. Se então a luz dentro de ti é escuridão, quão grande é essa escuridão!

24  Ninguém pode servir a dois senhores. Ou você vai odiar um e amar o outro, ou você será dedicado a um e desprezar o outro. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro.

Não se preocupe

25  Por isso vos digo, não se preocupemSobre a sua vida, o que você vai comer ou beber; Ou sobre o seu corpo, o que você vai usar. Não é vida mais do que comida, e o corpo mais do que roupas? 26  Olha para as aves do céu; Eles não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o vosso Pai celestial os alimenta. Você não é muito mais valioso que eles? 27  Qualquer um de vós, por se preocupar, pode acrescentar uma única hora à vossa vida [ n ] ?

28  “E por que você se preocupa com roupas? Veja como as flores do campo crescem. Eles não trabalham ou spin. 29  Contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendorEstava vestido como um desses. 30  Se é assim que Deus veste a erva do campo, que está aqui hoje e amanhã, é lançada no fogo, não te vestirá muito mais, de pouca fé? 31  Não se preocupe, pois, dizendo: Que comeremos? Ou ‘O que devemos beber?’ Ou ‘O que devemos usar?’ 32  Porque os pagãos corram atrás de todas estas coisas, e o vosso Pai celestial sabe que as necessitais. 33  Mas buscai primeiro o seu reino E sua justiça, e todas estas coisas serão dadas a você também. 34  Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Cada dia tem problemas suficientes.

Julgando os outros

“Não julgue, ou você também será julgado. Porque, da mesma maneira que julgas os outros, serás julgado, e com a medida que usarás, será medido para ti.

“Por que olhas para a mancha de serragem no olho de teu irmão e não prestas atenção à tábua em teu próprio olho? Como podes dizer ao teu irmão: “Deixa-me tirar a partícula do teu olho”, quando há sempre uma tábua no teu próprio olho? Hipócrita, tira primeiro a tábua do teu próprio olho, e então verás claramente para remover a mancha do olho do teu irmão.

Não dê aos cães o que é sagrado; Não jogue suas pérolas para os porcos. Se o fizerem, poderão pisoteá-los debaixo dos seus pés, e virar-se-ão e rasgá-lo-ão em pedaços.

Pergunte, Procure, Bata

“Pedi e vos será dado;Procura e acharás; Bata e a porta será aberta para você. Porque todo aquele que pede recebe; Quem procura encontra; E ao que bate, a porta será aberta.

– Qual de vós, se vosso filho pede pão, dar-lhe-á uma pedra? 10  Ou, se pedir peixe, dar-lhe-á uma serpente? 11  Se vós, porém, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará bons donsPara aqueles que lhe pedirem! 12  Portanto, em tudo, fazei aos outros o que queríeis que vos fizessem, Pois isto resume a Lei e os Profetas.

As Portas Estreitas e Amplas

13  “Entre pelo portão estreito.Porque larga é a porta e amplo é o caminho que leva à destruição, e muitos entram por ela. 14  Mas pequena é a porta e estreita o caminho que leva à vida, e poucos a encontram.

Verdadeiros e Falso Profetas

15  Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vós com roupas de ovelha, mas interiormente são lobos ferozes. 16  Pelo seu fruto os reconhecerás. As pessoas pegam uvas de espinheiros, ou figos de cardos? 17  Do mesmo modo, toda árvore boa dá um bom fruto, mas uma árvore má produz malos frutos. 18  A árvore boa não pode dar frutos ruins, e uma árvore má não pode dar bons frutos. 19  Toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo. 20  Assim, pelos seus frutos os reconhecerás.

Verdadeiros e Falso Discípulos

21  Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, Mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22  Muitos me dirão naquele dia, ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome e em teu nome expulsamos demônios e em teu nome fazemos muitos milagres?’ 23  Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci. Longe de mim, malfeitores!

Os construtores sábios e insensatos

24  Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as põe em práticaÉ como um sábio que edificou sua casa sobre a rocha. 25  A chuva desceu, os rios subiram, os ventos sopraram e bateram contra aquela casa; Mas não caiu, porque tinha o seu fundamento sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as coloca em prática é como um homem insensato que construiu sua casa em areia. 27  A chuva desceu, os rios se ergueram, os ventos sopraram e bateram contra aquela casa, e caiu com grande estrondo.

28  Quando Jesus acabou de dizer estas coisas, As multidões ficaram espantadas com o seu ensino, 29  porque ele ensinou como alguém que tinha autoridade, e não como seus mestres da lei.

Facebook Comments

Deixe uma resposta