Veja 2 Motivos Para Não Contar Os Seus Planos Para Ninguém!

O sentido da vida constitui fator importante e revelador da espiritualidade humana, que muitas vezes é afetada pelas situações de sofrimento e adoecimento.

Por 2 Motivos Nunca Conte Os Seus Planos Para Ninguém!

Pensando nisso, desenvolvemos um estudo, cujo objetivo é produzir conceitos de sentido da vida junto a pessoas com câncer.

O caminho metodológico escolhido foi a sociopoética, método desconstrutivista que entende que os participantes da pesquisa são co-pesquisadores, que juntos formam o grupo-pesquisador e produzem conhecimento.

Esse grupo foi formado por 07 pacientes com câncer em tratamento, que se encontravam na casa de apoio de um hospital de referência em Fortaleza.

A produção aconteceu em quatro oficinas, uma de negociação, duas de produção propriamente dita e uma oficina de análise.

Os dados foram produzidos através de dispositivos que propiciaram o surgimento do novo e foram analisados com base nas diversas análises propostas: plástica: classificatória;

transversal; surreal; do grupo-pesquisador; filosófica; e maquínica.

Os conceitos produzidos foram o: sentido serra; sentido sertão;

sentido lagoa; sentido ponte; sentido túnel/luz; sentido fogão; sentido mar de rosas; e sentido Deus.

Esses confetos, junção de conceitos e afeto, mostram as possibilidades que o sentido da vida pode representar para as pessoas ao enfrentarem a dor, o sofrimento e a iminência de morte.

Neles encontramos a força e a motivação para superar as adversidades e manter-se vivo, percepção das realizações como importante para a construção de sentido, esperança de dias melhores, encontro de sentido no sofrimento e na fé, além de encontrarmos sentido nas relações afetivas estabelecidas durante a vida.

Seus Planos ressonâncias

Os confetos produzem ressonâncias para a enfermagem, verdadeiro agenciamento daquilo que foi produzido

com o que já existia na academia, constatamos que há alguns paralelos entre os saberes,

além de contribuir com novas perspectivas para o cuidado clínico e de descoberta de potencialidade do grupo-pesquisador.

Esperamos que esse estudo provoque novos agenciamentos e motive novas pesquisas sobre o assunto.

 

Veja

Tomar bebidas alcoólicas atraímos espíritos perturbados?

Desde a mais remota data a humanidade está envolvida com o alcoolismo.

Facebook Comments

Deixe uma resposta