Pular para o conteúdo

Cientistas conseguem comunicação em tempo real por meio de sonhos lúcidos

Cientistas conseguem comunicação em tempo real por meio de sonhos lúcidos

Os sonhos lúcidos são quando você sabe que está sonhando enquanto dorme.

Você pode até controlar como os eventos se desenrolam, como se você fosse um ator de um filme ou jogasse um videogame enquanto dorme.

Estudos sugerem que cerca de metade das pessoas pode ter tido pelo menos um sonho lúcido.

Mas eles não acontecem com frequência, geralmente apenas algumas vezes por ano.

Mas o que é mais impressionante é que os neurocientistas não sabem exatamente como e por que ocorrem os sonhos lúcidos.

Embora tenham algumas teorias.

No entanto, alguns especialistas dizem que os sonhos lúcidos são, na

verdade, uma viagem astral, o ato da alma deixar o corpo por um período de tempo para viajar a lugares específicos e experimentar o aprendizado e o crescimento da alma.

Com a prática, a viagem astral pode ser feita enquanto você está consciente e acordado e também pode ser feita enquanto você está inconsciente e em um estado de sonho.

Até mesmo muitas pessoas viajaram astralmente em um estado de sonho sem perceber.

Seja como for, os cientistas sempre demonstraram algum interesse pelos sonhos lúcidos e agora alcançaram a comunicação direta entre as pessoas.

Comunicação em sonhos lúcidos

Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu se comunicar

verbalmente com as pessoas em tempo real por meio dos sonhos lúcidos , fenômeno denominado “sonhos interativos” , segundo estudo publicado na última quinta-feira na revista científica Current Biology .

Os participantes do estudo foram capazes de responder corretamente a perguntas, como problemas matemáticos simples, enquanto estavam em um sono REM (movimento rápido dos olhos).

A pesquisa revela um “canal de comunicação relativamente inexplorado” que poderia permitir “uma nova estratégia para a exploração empírica dos sonhos”.

“Existem estudos sobre sonhadores lúcidos que se comunicam por meio dos

sonhos e também se lembram de fazer a lição de casa”, disse Karen Konkoly, estudante de doutorado na Northwestern University e primeira autora do estudo.

Mas há uma quantidade bastante limitada de pesquisas sobre os estímulos que entram nos sonhos lúcidos.

Uma coisa que nos surpreendeu é que você poderia simplesmente fazer uma oração para alguém e eles poderiam entender como realmente é. “

Konkoly e sua equipe levaram 36 pessoas para dormir em laboratórios localizados nos Estados Unidos, França, Alemanha e Holanda, com o

objetivo de entrar em um estado de lucidez em que a pessoa tivesse consciência de que estava sonhando.

O estudo incluiu vários sonhadores lúcidos experientes , incluindo um indivíduo com narcolepsia, bem como pessoas que estavam menos familiarizadas com esses tipos de sonhos.

Os pesquisadores verificaram que os participantes haviam entrado no sono REM colocando eletrodos próximos aos olhos, no couro cabeludo e no queixo.

Ao medir a atividade, como ondas cerebrais e movimentos do globo ocular, os especialistas em sono podem determinar se uma pessoa entrou neste estado de sono profundo.

Alguns dos participantes foram então solicitados a confirmar que estavam em um sonho com uma resposta ocular predefinida, na qual moviam os olhos em um padrão específico da esquerda para a direita.

Essas pistas oculares, junto com as contorções faciais, eram usadas como meio de comunicação durante as sessões de sono.

Por exemplo, os pesquisadores pediram a um participante americano de 19 anos que subtraísse seis de oito durante um sonho lúcido e marcaram corretamente a resposta “dois” com dois movimentos oculares da esquerda para a direita.

Quando questionado novamente, ele repetiu a resposta correta. Cerca de 18 por cento dos testes resultaram neste nível de comunicação clara e precisa

do sonhador;

17 por cento produziram respostas indecifráveis, 3 por cento terminaram com respostas incorretas e 60 por cento não obtiveram nenhuma resposta.

Além disso, muitos participantes foram capazes de se lembrar de interações com pesquisadores depois de acordar, com pessoas relatando que as

instruções soavam como um narrador ou locutor de rádio claramente vindo de fora de seus sonhos.

Geralmente, todos nós temos a experiência de acordar de um sonho vívido, apenas para sentir como se seus detalhes fragmentários se afastassem de

nossas mentes despertas até que não possamos mais contar seus eventos. Nesse sentido, alguns dos participantes relembraram diferentes perguntas e respostas depois de despertar do que aqueles que receberam ou deram no

sonho, destacando a dificuldade de reconstruir sonhos com precisão uma vez que a pessoa está acordada.

A equipe planeja desenvolver este estudo com mais experimentos que testarão as possibilidades de comunicação bidirecional com os sonhadores lúcidos.

“Pensamos em muitos experimentos que poderíamos fazer com isso ” , explicou Konkoly.

“Acho que um predicado que estamos trabalhando agora é: como podemos otimizar o procedimento? Como podemos fazer isso acontecer mais?

Como podemos fazer as pessoas sonharem com mais lucidez?

Como podemos nos comunicar de maneira mais confiável?

Temos muitas ideias diferentes e estamos ansiosos para testá-las. “

Independentemente do que os cientistas acreditem, o que está claro é que este novo estudo demonstra a relação entre os sonhos lúcidos e a projeção astral .

Mas a viagem astral não serve apenas para a comunicação entre as pessoas dentro ou fora do sonho, mas também para testemunhar civilizações

antigas e outros espaços sagrados da terra, além de se conectar com outros reinos para obter uma outra visão de nossa realidade .

Esta prática permite que nosso corpo astral viaje além do mundo material ao nosso redor usando nossas mentes.

Podemos então aventurar-nos em reinos etéricos que transcendem o tempo e o espaço enquanto dormimos, exceto que estamos cientes do que está acontecendo.

Você já teve experiências em sonhos lúcidos? Sinta-se livre para comentar abaixo.

Fonte