Pular para o conteúdo

Porque estou Chorando durante a Meditação?

Porque estou Chorando durante a Meditação?

Você se senta para meditar . No início, tudo está calmo e tranquilo enquanto você sente sua respiração movendo-se lentamente para dentro e para fora.

De repente, porém, você começa a sentir lágrimas nos olhos e, antes que perceba, está soluçando.

Isso não é o que você esperava que acontecesse durante a meditação, e você está se perguntando se isso é normal e se há algo errado com você. Afinal, a meditação não deveria fazer você se sentir melhor, não pior?

Acontece que chorar durante a meditação é bastante comum. Embora a meditação geralmente sirva como um apaziguador do estresse para muitas pessoas, às vezes também pode provocar emoções difíceis, 1 incluindo o choro. Isso nem sempre é uma coisa ruim, no entanto. “Deixar tudo para fora” pode, em última análise, ser terapêutico.

Vamos explorar o que saber sobre o choro durante a meditação, por que isso acontece e como lidar com isso.

Por que estou chorando durante a meditação?
Muitos de nós associamos a mediação a um momento de calma – uma chance de encontrar equilíbrio emocional. Pesquisas descobriram que adotar uma prática de meditação pode reduzir o estresse e a ansiedade. A meditação também tem vários outros usos positivos, incluindo: 2

Diminuindo a depressão
Ajudando a gerenciar as condições de dor
Reduzir o tabagismo
Auxiliar nos transtornos de dependência
Ajudando a gerenciar condições de saúde como IBS, HIV, psoríase e diabetes 3
Dando um impulso ao sistema imunológico 4

Mas a meditação também é uma chance de suavizar a “agitação” que acontece na mente, para acalmar seus pensamentos e ruminações. 5 E, às vezes, quando tudo fica quieto — quando suas listas de tarefas, responsabilidades de trabalho e distrações da vida desaparecem — algumas de suas emoções mais potentes vêm à tona.

Essas emoções podem ser aquelas que você guardou para lidar com a correria da vida, ou porque eram muito difíceis de enfrentar. De qualquer forma, a meditação é um momento em que essas emoções difíceis podem aparecer, 6 às vezes sem que você perceba. É por isso que você pode chorar durante a meditação.

A meditação pode apenas fazer você se sentir um pouco sufocado e com os olhos lacrimejantes, mas às vezes a meditação pode fazer você chorar muito. Seja qual for o choro durante a medicação para você, você deve saber que não está sozinho. Muitas pessoas experimentam isso, e chorar durante a meditação geralmente não é algo que continua toda vez que você medita.

Como lidar
No final, chorar durante a meditação pode ser positivo, porque pode ajudá-lo a entrar em contato com suas emoções, percorrê-las e aprender algo sobre si mesmo. Ainda assim, quando você chora durante a mediação, especialmente se parece vir do nada, você pode se sentir incerto sobre o que fazer e como lidar.

Aqui estão algumas dicas abaixo.

Entenda que chorar não é uma coisa ruim
A maioria de nós é ensinada que chorar é um tipo de fraqueza — que é apenas algo que as crianças fazem e que, quando envelhecemos, precisamos manter nossas emoções trancadas a sete chaves. A verdade, porém, é que chorar não é sinal de fraqueza. Sentir tristeza e vulnerabilidade faz parte do ser humano, e aprender a expressar isso é importante e pode ser muito terapêutico.

Reenquadrar seu choro como algo positivo pode ajudá-lo a superar o momento. Aqui estão mais algumas coisas para saber sobre o choro e por que você pode se sentir bem em liberar tantas lágrimas sempre que necessário:

O choro é uma forma importante de liberação de estresse 7
Chorar pode diminuir seus níveis de cortisol 7
Reprimir suas emoções tem sido associado ao aumento das taxas de doenças cardiovasculares 8
Reprimir suas emoções pode levar a uma maior propensão à depressão e ansiedade 9
Aprenda a sentar com suas emoções
Muitas pessoas pensam que a meditação significa ter uma mente clara e estar livre de pensamentos e sentimentos. Mas não é bem assim que funciona. O objetivo da meditação não é eliminar completamente os pensamentos ou sentimentos, mas ser capaz de aceitá-los à medida que surgem. 5 Eventualmente, o objetivo é aprender a deixá-los ir.

Se você se sentar para meditar e descobrir que está chorando, pode usar isso como uma chance de praticar o amor-próprio e a auto-aceitação . Aqui estão algumas ideias sobre como fazer isso:

Enquanto você está chorando, observe os pensamentos que você está tendo sobre o choro
Você está achando que está dizendo a si mesmo para parar de chorar?

Você está se julgando por ser muito emocional?

Que outros pensamentos você está tendo?

Quaisquer pensamentos que você esteja tendo, apenas observe e observe-os; tente não julgá-los
Enquanto você está chorando, observe o que está acontecendo em seu corpo
Sua respiração está mais apertada, mais pesada do que normalmente é?

Você é capaz de desacelerar sua respiração? Que outras partes do seu corpo são afetadas pelo seu choro?
Mais uma vez, apenas observe o que acontece quando você percebe seu corpo, sua respiração e seus pensamentos.

Reserve um tempo para processar sua experiência

Quando a meditação suscitou emoções intensas em você, pode ser útil dedicar algum tempo para refletir e processar o que aconteceu. Isso pode incluir conversar com um amigo ou entrar em contato com um conselheiro de saúde mental ou terapeuta para limpar sua mente e pensar.

Depois de um grande choro, muitas pessoas acabam se sentindo exaustas, esgotadas e vulneráveis.

Isso é comum e OK. Certifique-se de ser gentil consigo mesmo durante esse período e tente descansar e cuidar de si mesmo durante os próximos dias. Você também pode integrar movimentos como praticar ioga ou passear na natureza, que podem ser poderosos para a cura.

Você também pode considerar fazer algum registro no diário para ajudar a processar a experiência.

Pegue um caderno, defina um cronômetro para 10 minutos e escreva o que vier à sua mente. Você não precisa mostrar isso para ninguém. Escrever seus pensamentos e sentimentos depois de chorar pode ajudá-lo a se entender melhor e a ter mais contato com o significado por trás de suas emoções.

Quando procurar ajuda em saúde mental

Normalmente, o choro que acontece durante a meditação é uma oportunidade de simplesmente deixar escapar algumas emoções reprimidas, que podem ser purificantes. Mas às vezes emoções mais difíceis surgem durante a meditação.

Por exemplo, um estudo analisou os efeitos da meditação experimentados pelos participantes de um programa de meditação de 8 semanas.

Desses, 58% relataram efeitos adversos de curto prazo da meditação. Estes incluíram re-experiências traumáticas, hipersensibilidade e pesadelos. Outros 6-14% relataram efeitos adversos com duração superior a um mês, incluindo hiperexcitação e dissociação . 1

Se você está descobrindo que a meditação está desencadeando reações emocionais intensas que dificultam o funcionamento ou estão piorando seus atuais desafios de saúde mental, considere consultar um terapeuta ou psiquiatra.

Mesmo que você não esteja tendo uma experiência particularmente adversa, a meditação pode deixá-lo mais em contato com certos sentimentos reprimidos, e ter alguém para conversar sobre seus sentimentos é sempre uma coisa boa.

Como praticar a meditação focada em apenas 30 minutos

Uma palavra de Verywell

Você pode se surpreender se acabar chorando durante a mediação.

Afinal, não foi para isso que você se inscreveu! Você pode ter certeza de que muitas pessoas acabam se emocionando e até chorando durante a meditação. Isso é especialmente comum durante as primeiras vezes que você medita ou se estiver passando por um momento emocional difícil em sua vida.

Muitos de nós temos associações negativas com o choro e crescemos acreditando que era melhor suprimir o choro e outras emoções difíceis. Chorar durante a meditação pode parecer inconveniente, e o próprio choro pode perturbá-lo ainda mais.

Considere pensar no choro durante a mediação como uma oportunidade de entrar em contato com seus sentimentos e aprender a aceitá-los.

Se você acabar chorando com frequência durante a meditação, ou se a meditação parece ter desencadeado memórias difíceis , traumas ou parece ter exacerbado uma condição de saúde mental, não hesite em entrar em contato com um conselheiro ou terapeuta.

Fonte


Meditação para a vida cotidiana

Curso completo de Florais de Saint Germain –

Espiritualidade da Abundância

A Cura por dentro e por fora

7 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDAVEL E O FIM DO DIABETES

 

Campanha para Alimentar 300 Famílias: Campanha com a meta de 300 Cestas Básica e Ajuda espiritual. Colabore Pelo Pix: [email protected]

Entenda O Poder do Pensamento Positivo ACESSE